TUPI VENCEU: 47,16% DOS VOTOS |
O rúrgbi verde-amarelo entra em uma nova fase que abrange uma imagem global maravilhosa e o TUPI é nova marcação no histórico deste esporte que mais evoluiu nos últimos anos.
“A escolha popular ratificou as raízes do povo brasileiro. O Tupi representa a essência de nosso país, remetendo a garra, perseverança, lealdade e espírito de equipe, Agora as nossas seleções estão prontas para enfrentar e derrotar qualquer adversário” diz Sami Arap Sobrinho, Presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
“Falar do Tupi é falar de um personagem característico de nossa cultura, que é marcado pela virtude, capacidade de escolha e coragem,...Tentamos traduzir esses elementos no semblante de uma figura comum,porém forte e decidida, contemplando o futuro. Retrato fiel de nosso momento no esporte”, comentou Gesner Filoso, autor do design.
A eleição teve mais duas opções, a sucuri que terminou a votação com 34,76% (3.233 votos) de preferência e a arara atingiu o 18,08% (1.682 votos). Os dois designs que ficaram atrás na votação eram da agencia Talent.
Para a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) a escolha ajudará tanto no relacionamento com a torcida e os fas do esporte, como também traz mais opções para trabalhar a identidade da marca com licenciamentos, confecções, entre outras propriedades da entidade nacional.
RUGBY SEVENS 2012 NO RIO DE JANEIRO JÁ !! |
A escolha do símbolo teve início em Outubro de 2010, como o envio de sugestões por e-mail. Foram mais de 200 idéias e a Confederação escolheu as que mais se aproximavam dos valores do rugby. As agencias Talent e shark & Lion transformaram os conceitos aprovados em imagens e a semana passada foram apresentados os três finalistas.
Durante o processo de desenvolvimento do Tupi, procurou-se marcas que criassem um símbolo único sem recorrer os elementos cotidianos. O caminho estratégico é mesmo seguido, por exemplo, pela Rosa da União Inglesa de Rugby.
“Alcançar quase 50 por cento dos votos nesse processo demonstrou que escolhemos um bom caminho. Como outros países o símbolo do rúgbi e do esporte, estamos convictos que este também evoluirá e poderá sofrer adaptações no futuro, acompanhando o crescimento vertiginoso do rúrbi brasileiro. No entanto, o mais importante para a Shark & Lion foi fazer parte desse momento histórico reforçando nosso compromisso com a CBRu e com o desenvolvimento do esporte amador no país”, conclui Gesner.
O símbolo do Tupi será apresentado oficialmente no Rio Sevens – Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens que será realizado neste fim de semana (sábado 10 e domingo 11 de marco) no Estádio da Gávea, zona sul da capital fluminense e deve ser utilizado pela primeira vez na camisa da seleção no Sul-Americano de XV em maio, O vencedor da sugestão Victor Ramalho será presenteado pela CBRu, com uma viagem com todas as despesas pagas para o Rio Sevens.
RUGBY BRASILEIRO É NOTÍCIA NA BBC
A introdução do rúgbi nas comunidades pacificadas no Rio de Janeiro foi mostrada nesta semana, em reportagem da Rede BBC na Inglaterra. Na matéria “Rio favela´s unlikely rugby-playing stars” (Favela do Rio tem estrelas improváveis do rúgbi, em tradução aproximada), os ingleses contam a história dos irmãos Paixão, Max, Marcos, Maxwiliam e Maicon) moradores da comunidade de Cantagalo, em Copacabana, que praticam a modalidade no Rio Rugby.
“A primeira vez que vi o rúgbi notei que era um esporte de contato mas pensei que fosse algo só para garotas. Porém, quando peguei a bola, comecei a correr, driblar e aprendi a passar corretamente para atrás, vi que era uma modalidade diferenciada”, comenta Max.
A matéria mostra inclusive, como o esporte ajudou a afastar o quarteto da violência. “Há alguns anos, um primo nosso, que era traficante foi morto. Eu queria vingança. Mas passei a praticar esportes, primeiro surfe e jiu-jitsu,, depois o rúgbi e agora meu modo de pensar mudou. O esporte te leva para o bem, não para o mal”, comenta Max.
O sonho dos irmãos e dos representantes do Rio Rugby, é ver um representante do projeto social no Cantagalo, nos Jogos de 2016. Até agora quem chegou mais perto foi o Marcos Paixão, o careca, que já defendeu a seleção brasileira.
Hoje, o rúgbi no Brasil tem mais de 100 mil seguidores e 115 clubes. Algumas das metas da CBRu, são transformar o esporte na segunda modalidade do país e fazer do Brasil um “Tier 1”, uma das 10 melhores seleções do mundo segundo o IRB (entidade máxima do rúgbi mundial).
O PRAVDA agradece as informacoes fornecidas pela ZDL, de jeito específico a Andressa Rufino e o Flavio Pérez.
JORNAL PRAVDA
INTERNATIONAL RUGBY BOARD (IRB)
CONFEDERAÇÃO SUL-AMERICANA DE RUGBY
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY
AGENCIA SHARK & LION
Gustavo Espiñeira
Correspondente PRAVDA.ru
Montevidéu – Uruguai
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