quarta-feira, 15 de junho de 2011

UM GOLE DE SUCO CADA: URUGUAI 1 x HOLANDA 1.

MONIQUE KESSELS (ESQ.) - IMPRENSA

Reportagem feito vídeo na coletiva do treinador uruguaio Oscar Washington Tabarez

Com resultado justificado, Uruguai e Holanda empataram 1 x 1 no Estádio Centenario de Montevidéu na Quarta 8 de Junho retrasada, Na hora da “briga” pelo caneco Taça ANTEL (telefônica uruguaia), os anfitriões venceram nos pênaltis. Sem cheiro de vingança pelas Semis da África do Sul 2010 a partida de confraternização lotou quase o estádio num dia útil às 15:30 h. Confira a coletiva de imprensa toda do treinador uruguaio, Maestro Oscar Washington Tabarez.


Lotação: 50 mil pessoas.

Na prévia foi a hora das comemorações. Onze meses depois do final do Mundial África do Sul 2010, o loiro jogador uruguaio, Diego Forlán recebeu perante sua torcida o troféu ganho naquela oportunidade como MELHOR JOGADOR DO MUNDIAL.

URUGUAI 1 (5) - HOLANDA 1 (4)
O pai dele, Pablo Forlán entrou carregando um dos netos (sobrinho do Diego) até a metade do campo e segurando um microfone compartilhou com a torcida a alegria que ele tinha nesse instantes repassando logo de cor, a Final do Sul-Americano de Seleções Adultas que ele jogou em 1967 no Estádio Centenario perante a grandíssima argentina que na grande maioria tinham participado da Taça do Mundo INGLATERRA 1966. Um por um, lembrou da escalação da seleção argentina. Percebendo o colorido das arquibancadas, ele refletiu logo um ditado que o Gerson, um grande amigo daquele Tricolor Paulista da década de 1970 compartilhou nas concentrações. O que a bola faz....ninguém faz no mundo.

Do lado do ícone do futebol uruguaio, o ponteiro direito Campeão do Mundo em Maracanã, Alcides Edgardo Ghiggia (o camisa sete naquele 16 de Julho de 1950), o Diego Forlán acabou recebendo das mãos do ex craque, o famoso troféu ganho na África do Sul 2010.

ESCALAÇÃO URUGUAI: (01) Fernando Muslera; (16) Maximiliano Pereira; (02) Diego Lugano (Capitão); (03) Diego Godín; (22) Martín Cáceres; (15) Diego Pérez; (17) Egídio Arévalo Ríos; (18) Gastón Ramírez; (10) Diego Forlán, (07) Edinson Cavani e (09) Luis Suárez.

PLANTÃO. (12) Juan Casteillo (goleiro); (04) Jorge Fucile; (05) Walter Gargano; (06) Mauricio Victorino; (08) Sebastián Eguren; (11) Álvaro Pereira; (13) W. Sebastián Abreu; (14) Nicolás Lodeiro; (19) Andrés Scotti; (20) Álvaro González; (21) Sebastián Fernández e )23)Abel Hernández.

TREINADOR: Maestro Oscar Washington Tabarez

ESCALAÇwO HOLANDA: (01) Tim Krul; (02) Khalid Boulahrouz; (03) John Heitinga (Capitão); (04) Joris Mathijsen; (05) Erik Pieters; (06) Nigel de Jong; (07) Dirk Kuyt; (08) Kevin Strootman; (09) Klaas Jan Huntelaar; (10) Robin van  Persie; (11) Ibrahim Afellay; (12) Gregory van der Wiel; (13) Edson Braafheid; (14) Edwiges Maduro; (15) Stijn Schaars; (16) Jelle ten Rouwelaar; (17) Eljero Elia; (18) Georginio Wijnaldum; (19) Jeffrey Bruma; (20) Luuk de Jong; (22) Jasper Cillessen.
HOLANDA COLETIVA IMPRENSA

GOLS: 84´- (09) Luis Suárez (Uruguai 1 x  Holanda 0); 91´(07) Dirk Kuyt.

Arjen Robben o grande destaque do time holandês ficou no plantão assistindo o jogo no decorrer da partida e dos pênaltis.

O lesão do zagueiro uruguaio do Athetico Madrid, Diego Godin foi o sufoco que levou o treinador Tabarez pois caso chegar na Copa América Argentina 2011, vai ser muito encima da data da estréia.

É bom salientar do lado dos holandeses a torcida no eixo das 100 pessoas que chegou na Arquibancada América pois as vezes até cantaram. Bem colorida cativou o olhar dos uruguaios. O único que dava para entender foi: HOLLAND, HOLLAND, HOLLAND!!!

Sempre envolvido com os holandeses, fico ao nosso dispor e perto da gente no decorrer do jogo, o pessoal de imprensa da Holanda, duas mulheres, sob chefia da Sra. Monique Kessels (à esquerda – mais baixa na foto).
Obrigado Monique pelo atendimento.

JORNALISTA: Maestro, imagino todo mundo feliz pois após muito tempo a "Celeste" voltou no 
Estádio Centenario.
GUSTAVO ESPIÑEIRA - PRAVDA

TABAREZ: Por enquanto, trata-se do início da nossa preparação em Montevidéu. A gente sabia que estávamos em desvantagem neste jogo pois tendo acabado a temporada jogamos perante Alemanha e só logo tiveram alguns dias de folga super merecidos...e tivemos um rival bem ajeitado na frente muito confiantes, dono de uma automação ímpar, um grande time e acho que acabou estourando o profissionalismo e a atitude dos jogadores uruguaios que equilibraram esse rendimento ajeitado da Holanda.e agora, vamos continuar progredindo nesta etapa de preparação acho que no decorrer da semana a gente acaba recuperando-se do esforço feito aqueles que jogaram mas na Segunda já poderiamos dizer que a semana que vai começar ao Domingo que vem, inícia-se a preparação específica e acho que estamos numa fase boa. Os jogos perante a Alemanha e a Holanda foram interessantes procurando descobrir o rendimento de alguns jogadores, Alguns estão andando acima dos trilhos, uns outros nem tanto.e precisamos melhorar mas do jeito que acontece em todo time mas acho que vai ser muito importante trabalharmos juntos no decorrer de quase três semanas antes da estréia.

JORNALISTA: O treinador holandês ficou bravo com o árbitro.da partida, achou que a Holanda teria que ter ganho hoje...segundo ele a arbitragem foi decisiva.,daria para responder o quê? Qual é sua opinião quanto ao fato?

TABAREZ: Você sabe que não faço comentário nenhum da tarefa desenvolvida pelos árbitros. À minha opinião não temos que mexer nesse negócio, minha tarefa aqui é treinar a seleção tentando contribuir em tudo quanto pudermos o dia do jogo...acho que....não sei... como eles explicam o resultado mas que a Holanda teve instantes de pre-domínio, teve maior porcentagem quanto à posse de bola, é um time difícil, bem desenvolvido nesse segmento...mas as oportunidades deles não foram melhores do que as nossas... ora bem... caso der para falar em justiça num resultado acho que o 1 x 1 está ótimo...fora que recebêramos o gol na hora que...tanto faz mas ao meu ver não exprime muita importância... o grande espetáculo esteve nas arquibancadas, a comunicação fluente que houve com os que estavan no gramado pois a seleção uruguaia do jieto que já tínhamos falado com antecedência ao jogo, tinha gerado uma imagem que teria que salvaguardar e acho que conseguiu...pelo resto...olha só...envolve...assuntos técnicos... que precisamos resolver ou começar á procura de soluções...á medida dos dias passarem....mas... na minha humilde opinião vamos chegar na Copa América bem ajeitadinhos.

JORNALISTA: Maestro, Uruguai pode virar Campeão?

TABAREZ: Não poderia lhe dizer....quem sabe algum adivinho poderia... eu não poderia arriscar desse jeito...também não poderia confirmar mas...vamos ficar de olho na preparação para o jogo perante o Peru, que o primeiro dos três do grupo. Mais logo, para o primeiro jogo a gente não sabe da realidade desse jogo, nem se quer temos informações do que poderia acontecer na hora do início do jogo, que der para conhecer o nosso rendimento ou dos peruanos, fora isso, tudo acaba apenas em palpites. Na prévia ninguém confirmou para mim que íamos ficar com a quarta vaga na África do Sul 2010,...ninguém...aconteceu sabe... o nosso alvo é fazer uma Copa América boa..mas não sabemos o que poderia ocorrer pois trata-se de futebol, e temos um rival na frente e já no início não estamos por cima de seleção alguma... então confirmar que vamos virar Campeões, acho que é presunçoso, aliás, é botar uma mochila nos ombros que as vezes torna.se responsabilidade sendo desnecessária. Vamos manter o que temos dito sempre .ter uma preparação séria, e o gramado falar mais alto... vamos ver o que a gente consegue desenvolver... vamos tentar fazer o melho, pois trata-se de um torneio que quanto tem a ver com à história é extremamente importante para nós.

JORNALISTA: O que poderia dizer da falta do Diego Lugano hoje, focado na Copa América? Foi um jogo de confraternização e alguns reclamaram cartão vermelho.

TABAREZ: Qual foi a tal falta?

JORNALISTA: A falta do Lugano... na hora que entrou de sola no rival!!!

TABAREZ: Por enquanto, não foi falta não...o árbitro não apitou nada!!!

RISADAS NA SALA

TABAREZ: Ele não cobrou falta nenhuma...daí a reclamação dos holandeses a partir que o árbitro não apitou... não posso opinar da falta hipotética do Lugano. Me desculpa.

MATÍAS FARAL (IMPRENSA URUGUAI): Obrigados vocês todos.

Alguns sites de interesse de olho neste jogo:

FIFA

Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL)

Associação Uruguaia de Futebol

Associação Real Holandesa de Futebol

Gustavo Espiñeira

JORNAL PRAVDA

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL