quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ESPANHOLA ALBA TORRENS E BELGA EMMA MEESSEMAN MELHORES BASQUETEBOLISTAS EUROPÉIAS EM 2011

ALBA TORRENS (TIME AVENIDA)
A espanhola Alba Torrens em categoria adultos e a belga Emma Meesseman em juniores conquistaram o paladar do júri que decidiu a votação até Terça 07 de Fevereiro de 2012. As duas medem 1,92 m, Alba joga na posição de ala, nasceu o dia 30 de Agosto de 1989 em Binissalem e Emma é pivô, nasceu em Leper o dia 13 de Maio de 1993. A hora “H” da Alba foi o 10 de Abril de 2011 quanto jogando pelo time Perfumerías Avenida arvorou o caneco da Euro Liga Feminina. Por enquanto, a Emma virou aquele grande destaque na seleção na conquista do Torneio Europeu Sub-18 tendo ganho o troféu MVP.


Quanto tem a ver com a espanhola Alba Torrens fica interessante conferir alguns dados que refletem o agir dela na quadra.

Antes é bom divulgar que na votação para melhores tanto no segmento masculino e quanto o feminino, seja adulto ou júnior, podem participar no site da FIBA EUROPA os fãs dos destaques que se candidataram para Nº 1. Além disso, há júri de espertos que também influenciam no resultado final.

Alba ficou vitoriosa nesse segmento dos fãs pois garantiu 17.773 pontos encima das três primeiras rivais nessa classificação reunidas que garantiram 6.520 pontos a múltiple campeão russa, María Stepanova, 6.083 pontos da também russa Elena Danilochkina que tinha sido a MVP do último Torneio Europeu de seleções adultas na Polônia em junho – julho retrasado e a francesa Sandrine Grudas que conquistou 4.485 pontos. Da para remarcar que no instante da votação em linha no site da FIBA EUROPA cada votante precisava completar as casas de três jogadores por categoria salientando o melhor, o segundo e terceiro segundo o sentimento de cada pessoa. Caso ter esquecido preencher uma casa apenas a votação não ia ser avaliada.
Quanto ao voto dos espertos, Alba teve 240 pontos e nesse segmento ficou segunda atrás da russa gigante (2,02 m) María Stepanova que levou 251 pontos. Por enquanto, a outra russa famosa, Elena Danilochkina, teve 219 pontos e a gala Sandrine Grudas com 180.
ALBA TORRENS (CAMPEÃ EUROPÉIA 2011)
As dez jogadoras que participaram da votação foram, Alba Torrens, María Stepanova, Elena Danilochkina, Sandrine Grudas, Nevriye Yilmaz, Eva Vitecková, Sandra Mandir, Iva Perovanovic, Birsel Vardarli e a Emilie Gomis.

Alba virou cestinha do time Perfumerías Avenida tendo uma média de 15,8 pontos 4,2 rebotes, 2,3 assistências e 1,5 bolas roubadas cada jogo.

Ela também foi fundamental na conquista da Liga Espanhola com o time Perfumerías Avenida tendo virando o MVP do Final Four dessa Liga.

“Alba é uma grandíssima valia dentro da quadra e uma pessoa adorável, acredito que este prêmio vai ser trampolim para ela em 2012, tendo uma temporada ainda melhor que a de 2011, fora que o início foi bastante ruim”, salientou o Presidente da FIBA EUROPA, Olafur Rafnsson.

“Alba é bem mais que números estatísticos”, remarcou o Secretário Geral da FIBA EUROPA NarZanolin.

Mais logo, o senhor Zanolin, continuou acrescentando o seguinte: “Alba anda na quadra com estilo ímpar, é grande cestinha e fora isso possui muita raça nos momentos mais difíceis dos jogos. Não posso imaginar time nenhum, além da grande valia dele, que não adoraria ter a Alba na escalação do time”.

EMMA MEESSEMAN - MELHOR JÚNIOR
Mudando de categoria e mergulhando nas mais novinhas. No caso da Emma, ela concorreu com mais nove jogadoras que ficaram por baixo dela na classificação.

A espanhola Queralt Casas foi rival que deu luta até o final pois foi a que cativou o paladar dos fãs conquistando 17.778 pontos. Veio logo a Melhor Jogadora Júnior em 2010, a Nika Baric segurando 9.612 pontos. Nessa listagem continuaram logo Olesia Malashenko, Farhiya Abdi, Sara Krnjic, Anastasia Shilova, Astou Ndour,  Artemis Spanou, Hind Ben Abdelkader. Neste segmento a Emma ficou nona na classificação com 6.581 votos ultrapassando apenas os 4.990 pontos da Olesia Malashenko.

Emma foi grandíssimo destaque no Torneio Europeu de Seleções Sub-18 segurando a barra nos momentos mais ruins dos jogos e a liderança do time até afiá-lo até o degrau dourado do pódio.Ninguém acreditou que a Bélgica conseguisse o campeonato, só ela lá dentro da quadra.

Logo foi tão importante assim que também virou fundamental na seleção belga adulta atingindo números super interessantes que detalham-se á seguir: Uma média de 7,7 e 4,5 rebotes.

Jogar bem perante jogadoras adultas não é novidade pois tendo 18 anos já tinha alcançado excelentes estadísticas no time Lotto Young Cats na Euro copa Feminina 2010 – 2011. Uma média de 15,8 pontos e 8,4 rebotes cada jogo.

Logo chegaram os reconhecimentos dos chefões da FIBA EUROPA.

Foi a hora do Presidente, Olafur Rafnsson, que salientou o seguinte: “Emma é uma grande jogadora e segurou a liderança mesmo na conquista do título de Campeãs da seleção belga no Sub-18 Europeu.

O senhor Rafnsson continuou acrescentando logo que a Emma recebeu o prêmio pela liderança, a valia dela nos momentos mais difíceis das partidas e por ter dado um jeito sempre nesses instantes. Isso aí é o que a gente adora da Emma.

EMMA MEESSEMAN: MVP EUROPA SUB-18
“No esporte, são poucas as oportunidades que tudo acontece só por acaso, O sucesso atual da Emma tem a ver com uma tarefa muito bem feita durante muitos anos e um trabalho maravilhoso no desenvolvimento na Bélgica”, remarcou o Secretário Geral da FIBA EUROPA, Sr, Nar Zanolin logo ter ouvido a notícia.

“Tenho certeza absoluta que caso ela continuar trabalhando do jeito que tem trabalhando até hoje, este prêmio irá avaliar que tratou-se de o início de uma longa carreira profissional lotada de grandíssimos sucessos, confirmou mais logo o senhor Nar Zanolin.

Emma conquistou 194 pontos desse júri esperto e continuaram logo na classificação a espanhola Queralt Casas atingindo os 166 pontos, no terceiro lugar a Nika Baric alcançando 133 pontos e Olesia Malashendo com 130 pontos..

O prêmio da Alba Torrens foi divulgado na Terça 7 de Fevereiro, o da Emma na Segunda 6 e quanto aos melhores jogadores masculinos, adultos e juniores só semana que vem....você precisa ficar á par mergulhando no site do JORNAL PRAVDA.

 FIBA EUROPA www.fibaeurope.com

JORNAL PRAVDA http://port.pravda.ru


Fonte e fotos: FIBA EUROPA


Fotos: YOULIA FEDOSSEEVA (Rússia) 

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL