A seleção uruguaia de futebol adulta ganha vaga nas Semis da Copa América Argentina 2011 vencendo aos anfitriões 5 x 4 (1 x 1) nos pênaltis. Hoje 16 de Julho de 2011 comemoram-se para os uruguaios, lembram-se para o resto do mundo o glorioso Maracanaço de 1950. Passaram 61 anos e mais um gigante do futebol mundial curvou-se perante a ainda mais gloriosa “Celeste”. Tendo tido as chances inúmeras seleções no decorrer da história, essas façanhas escrevem-se com tinta celeste só.
Escrever de um jogo não tendo participado desde a Bancada de Imprensa do estádio que o sediou não é o estilo do PRAVDA mas tendo assisto pela tevê dá para salientar o esforço dos gladiadores uruguaios que jogaram 45 minutos com um jogador a menos.
Logo a classe ímpar de vários jogadores, o Egídio Arévalo Ríos (o Cacha), que se agiganta nos jogos mais importantes sempre tendo ficado isolado na metade do gramado na hora que o parceiro de todas as horas, o “Russo” Diego Pérez foi expulso pelo árbitro paraguaio Carlos Amarilla mas acabou furando as redes argentinas no minuto 5 comemorando os dez anos vestindo a camisa celeste.
A qualidade dos atacantes, Diego Forlán e Luis Suárez que sem brilhar como aconteceu na África do Sul 2010, são extremamente importantes para o esquema de jogo do Maestro Tabarez e ficam sempre sob o olhar dos zagueiros rivais pois caso tiver um chance, eles concretizam nas malhas rivais.
A do 16 de Julho de 2011, foi “A Noite Sonhada” do goleiro uruguaio que nasceu na Argentina, Fernando Muslera. Felizmente os inspetores da Confederação Sul-Americana de Futebol não vistoriaram as luvas dele pois no interior tinha colocado dois imãs. Maravilhoso !!! Para guardar na gaveta das maiores lembranças do número um uruguaio mesmo sem ter pendurado as chuteiras e tendo muita carreira pela frente.
Mas nas hora de remarcar rendimentos no gramado, o bate-palmas para dos jogadores uruguaio....o camisa 19, Andrés Scotti, um zagueiro que segura as barras bem quentes sempre que o Maestro Tabarez manda ele em campo...e assim que monta-se a lista dos pênaltis, o primeiro em bracejar pedindo a oportunidade é ele.
O grande reconhecimento para um craque pela valia incrível do camisa 22, o Martín “Careca” Cáceres que enfiou o último pênalti no ângulo superior esquerdo do goleiro argentino. Foi salientado pelo próprio Tabarez na coletiva após o jogo.
Uma turma, um equipe, uma Idea de jogo, o florescer do futebol uruguaio está se concretizando desde aquele 2 de Julho de 2010 assim que o “Loco” Sebastián Abreu fez aquela cavadinha e coloca os uruguaios nas Semis da Taça do Mundo África do Sul.
O Peñarol Vice-Campeão da Copa Libertadores 2011 perdendo do Santos, a seleção júnior Masculina Sub-17 Vice-Campeã do Mundo no Estádio Azteca perante o anfitrião....e agora a seleção adulta estraga a festa de um gigante do futebol mundial, como é a Argentina, re-editando o Clássico mais antigo do futebol do Mundo.
O Alcides Edgardo Ghiggia, artilheiro daquela tarde carioca do 2 x 1 faz 61 anos, o ponta direito e camisa 7, continua entre nós. Para ele o bolo de aniversário com banho de glória e recheado de raça, presente das novas gerações uruguaias.
As marcações no histórico do futebol mundial não acontecem só por acaso....acontecem pois a seleção uruguaia vive e respira de excelente saúde !!! Nenhuma outra no mundo vai conseguir xerocar.
O Estádio Brigadeiro Gl. Estanislao López, do time Colón de Santa Fe é conhecido como o “Cemitério dos Elefantes” pois a lenda diz que os grandões do futebol argentino perdem os jogos lá perante o Colón.
A história não foi traída pela seleção uruguaia e a lenda continua com a estrondosa vitória perante o time de Messi & Cia.
AS FAIXAS REFLETEM SENTIMENTO DOS URUGUAIOS |
ARGENTINA
BUENOS AIRES HERALD – Uruguay leave Argentina out of Copa America
EL CLARIN – El sueno argentino murió en los penales
LA NACIÓN – La Argentina se encomendó a una lotería y salió espantada
EL DÍA – Argentina se queda sin nada en su casa
DIÁRIO OLÉ – El fracaso nacional
CHILE
LA TERCERA – Uruguay vence 5 - 4 a Argentina en definición a penales y pasa a la Semifinal de la Copa América
EL MERCURIO – Uruguay se impone en definición a penales y deja a Argentina fuera de la Copa América
LA CUARTA – Argentina murió en el “Cementerio de los Elefantes”
PERU
EL COMERCIO – Uruguay enterró a Argentina en el “Cementerio” de los elefantes
PARAGUAI
ÚLTIMA HORA – Uruguay elimina a anfitrión
ABC – Uruguay eliminó a Argentina en ronda de penales
ESPANHA
LA VANGUARDIA – Un nuevo Maracanazo
EL MUNDO – Heroico pase de Uruguay (1 – 1) . Gran batalla y drama argentino
EL PAÍS – Uruguay celebra el “Maracanazo”. – La “Celeste” elimina a Argentina en los penaltis el día del aniversario de su éxito en el Mundial Brasil 1950
COLÔMBIA
LA OPINIÓN – Uruguay elimina por penales a Argentina y pasa a semifinales de Copa América
RED CARACOL – Perú eliminó a Colombia y Uruguay sacó de la Copa al local Argentina
COSTA RICA
TELETICA TV – Uruguay elimina a Argentina de la Copa América
EQUADOR
LA HORA - Uruguay, por penaltis, se mete en semifinales
MÉXICO
EL UNIVESAL – Muere sueño argentino
Gustavo Espiñeira
JORNAL PRAVDA
Montevidéu – Uruguai
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL