quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DEPUTADO AMIN NIFFOURI RENDE HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE BASQUETE NO URUGUAI


Terça-feira 04 de Setembro de 2012 no Hemiciclo dos Deputados uruguaios, o parlamentar Amin Niffouri rendeu homenagem à Federação Uruguaia de Basquetebol, lembrando que faz um século o americano Jess Hopkins trouxe o esporte no Uruguai a partir dessa ferramenta internacional que virou a ACM (Associação Cristã de Moços). A Sessão Extraordinária agendada para 15 h, sofreu retraso no início pela visita no Palácio Legislativo do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo que cativou camerinhas e microfones da imprensa. A homenagem encerrou 15h 41 com lembranças do deputado Jaime Trobo.


Quinze minutos e tanto do deputado Amin Niffouri abriram o fogo nessa Sessão Parlamentar Extraordinária para que logo continuaram acrescentando comentários, lembranças e até as “músicas oficiais” de dois times populares do basquete montevideano.

Sentados no hemiciclo, além do Deputado nacionalista Niffouri que tornou-se eixo fundamental da homenagem como palestrante, também participaram os deputados Andrés Arocena e Jaime Trobo (Partido Nacional); Fitzgerald Cantero, Aníbal Gloodtdovsky (Partido Colorado); Iván Posada (Partido Independiente) e Gustavo Bernini, Felipe Michelini, César Groba junto das  Deputadas Cáceres e Daniela Paysee (Frente Amplio).

Participou como Coordenador, o Presidente da Câmara Baixa, o Dep. Jorge Orrico, que sob sua Presidência continuam os reconhecimentos aos esportistas uruguaios de realce atual e envolvidos com o histórico.

Desde os terraços que possui o hemiciclo participaram com ouvintes os jogadores da seleção uruguaia adulta, Sebastián “careca” Vázquez, Martín Aguilera e o mais novo, Hernando Cáceres.

Compartilharam um desses terraços, o oncologista pediatra Luis Alberto “Ney” Castillo, como Presidente da Federação Uruguaia de Basquetebol, o Dr. Julio César Maglione, Presidente da Federação Internacional de Natação e do Comitê Olímpico Uruguaio, o Contador Gustavo Gauthier, membro da Liga Uruguaia de Basquetebol.

Vizinho desse terraço, sozinho, uma glória medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos Melbourne 1956 (Austrália), o Raúl Ebers Mera.

Continuando com o roteiro percorrendo o fuso horário do hemiciclo, os três jogadores antes salientados.

O mais famoso de todos no ambiente internacional, o ex-árbitro e integrante do “Salão da Fama” da FIBA em Alcobendas (Madrid – Espanha) papeando com mais um ouvinte do lado, Mario Hopenhaym.

Continuamos no terraço seguinte o treinador chefe da seleção uruguaia de basquetebol adulta, Pablo López, o treinador chefe das seleções uruguaias femininas, Juan Pablo Serdio, o Presidente da Associação Nacional de Treinadores, Humberto Félix Sánchez, o Gerente Administrativo da FUBB, Sergio Benítez, o Gerente Institucional da FUBB, Advogado e ex-árbitro aposentado, Gabriel Baum, o editor do site Urubasket, Héctor Raúl López, o Presidente da Liga Uruguaia de Basquetebol 2012 – 2013, Ricardo Vairo, melhor treinador da Liga Uruguaia de Basquetebol 2011 – 2012 chefiando ao time de Welcome, hoje no Montevideo Basket-Ball Club, Esteban Yaquinta, o ex-arbitro Atilio Sebastiani, o árbitro Alberto Arenas, como representante da União de Árbitros Oficiais e o Gerente Esportivo da FUBB, Professor Alberto Espasandín, que segundo a Deputada Daniela Paysee, faz muitos anos era apelidado como “Laranjinha”. Para muitos, já nos inícios quicando a bola, “Manteiga”.

No cargo de Diretor de Nacional de Esportes, o Professor Ernesto Irureta.
Já no último, parentes e amigos de um ex-basquetebolista da cidade de Florida (Uruguai). A esposa, Sra. Raquel Correa, o filho, Dr. Raúl Rodríguez Correa e Anselmo
 Pírez.
Depois de hora e tanto, o Presidente dos Deputados, Jorge Orrico, tendo do lado ao Secretário da Câmara Baixa, Sr. Martín Fernández e Presidente do Club Atlético Cordón, salientou a iniciativa de encaminhar a versão taquigráfica da sessão para a própria Federação Uruguaia de Basquetebol, o Comitê Olímpico Uruguaio, a Associação Cristã de Moços de Montevidéu e o Ministério de Esporte e Turismo. A moção foi aprovada por unanimidade: 53 votantes.

Daqui a pouco, o vídeo e o texto dos quase dezesseis minutos da palestra histórica que oferecer o Deputado Amín Niffouri.

O Jornal Pravda agradece ao Departamento de Imprensa & Comunicação da Câmara dos Deputados, de jeito específico ao responsável, Sr. Alberto Candeau pelos “press-release” diários que garantiram a nossa participação nessa Sessão Extraordinária histórica para o basquete uruguaio.

Todos aqueles que gostamos da pesquisa histórica, de jeito específico a esportiva, e logo ter lido muitas páginas dos jornais antigos, sabemos da importância de salientar os nomes e dados de tudo quanto acontece nessas marcações históricas pois logo após muito tempo, quem sabe um século, os novos leitores poderão falar do fato como se tivessem participado ao vivo.

Mesmo tendo dado um pulo até os terraços, a grande maioria dessa sessão, tive o privilégio de assistir no setor destinado à mídia, localizado à esquerda do Presidente e Secretários da Câmara, com o livro dos 80 anos do Sul-Americanos de Basquetebol (FIBA AMERICAS) autografado pelo autor,  o jornalista argentino do ambiente, Alejandro Pérez, “assistindo” junto à gente.

Obrigada história, obrigado basquetebol..a gente foi parte dessa homenagem.

Pena mesmo que o convite foi veiculizado pelo Departamento de Imprensa & Comunicação dos Deputadores e não vindo do ambiente do basquetebol.

No caso, repete-se a história!!

JORNAL PRAVDA

PARLAMENTO URUGUAI

FRENTE AMPLIO

PARTIDO NACIONAL

PARTIDO COLORADO

PARTIDO INDEPENDIENTE

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE MONTEVIDÉU

FEDERAÇÃO URUGUAIA DE BASQUETEBOL

COMITÊ OLÍMPICO URUGUAIO

MINISTERIO DE TURISMO E ESPORTE

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu - Uruguai




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL