quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ARGENTINA E RÚSSIA NAS SEMIS MASCULINAS DE BASQUETE: HISTÓRIA XEROCADA

M. GINÓBILI E C. DELFINO

Estatísticas esportivas exprimem uma tendência até que se quebram em um ponto de inflexão que acabam tingindo-as com outras cores. No caso do basquete adulto, Argentina no clássico Sul-Americano perante o Brasil e Rússia dos ex-irmãos soviéticos contra a Lituânia abraçam com extrema paixão aos vencedores de hoje nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Partidas, faz tempo equilibradas que no mínimo no final assim que as argolas mudam o diâmetro enfiam vitórias alvi-celestes e vermelhas. Rússia e Argentina garantiram vaga nas Semis londrinas vinte-doze. 


No primeiro jogo dos quatro das Semi-finais dos Jogos Olímpicos de Basquete Masculino que ocorreram na quarta-feira 08 de Agosto (faz quatro anos deram início os Jogos Olímpicos Beijing 2008) a seleção russa venceu quase sem sofrer ao rival vizinho da Lituânia 83 x 74.
Os ”Verdões” encontraram os “brancos” apenas um ponto no início do 4º Quarto (9´32” ainda pela frente) colocando o placar Rússia 54 x Lituânia 53 com arremesso de três pontos acaçapado do Rymantas Kaukenas que fez com que a torcida lituana achasse possível essa virada para conquistar a vitória e garantir bilhete rumo as Semis.

Essa tal virada nunca tem chegue na quadra Olímpica de basquete londrino e em um piscar de olhos a diferença virou gradativamente maior esticando-se de um ponto até nove que foi a máxima e resultado de encerramento da partida.

Rússia dividiu a pontuação entre cinco jogadores que atingiram 69 pontos dos 83, ultrapassando todos eles os nove pontos. O pivô (05) Andrei Kirilenko foi cestinha do time com 19 pontos, (05) Timofey Mozgov (17 pontos), (09) Viktor Khryapa (12 pontos), (07) Vitally Fridson (11 pontos) e (12) Sergey Monya (10 pontos).

(13) "CHAPU" NOCIONI E (05) "MANU" GINÓBILI

Nesse esquema, só um time com artilharia equilibrada como foi a russa poderia ter mudado o vencedor mas não foi o caso. Os lituanos botaram muita raça na quadra mas só três jogadores conseguiram fazer que a distância não fosse “longa distância”. O (04) Rymantas Kaukenas o cestinha “verdão” do jogo com 19 pontos, (05) Martynas Kalnietis (14 pontos) e (09) Darius Songaila (15 pontos).

Já no 3º jogo das Semis, os argentinos voltaram em cartaz depois da derrota perante os EUA como grandíssimos destaques perante o grande rival Sul-Americano dos últimos dois decênios, a camisa “verde-amarela” do Brasil.

Fora algumas exceções, Argentina costuma esmagar rivais nos Torneios Sul-Americanos Masculinos como o poderoso Sul-Americano dos últimos anos, seja qual for a categoria, de base até adultos.

Só Brasil tem conseguido em muito poucas oportunidades estragar a festa alvi-celeste. De jeito específico no Pré-Olímpico de Mar del Plata (Argentina) 2011 no primeiro confronto que mantiveram as duas seleções na Fase Preliminar. Embora, na Final foi vingança argentina fora que as duas seleções já tinham garantido vaga para Londres 2012.

Desta vez, mais uma vez, foi a vez da Argentina, e só o 1º Quarto tingiu-se verde-amarelo com vitória 26 x 23.

No 2º Quarto Brasil manteve a liderança no jogo até 2´28” assim que o arremesso de três pontos enxuto do (05) Emanuel “Manu” Ginóbili furou as malhas rivais levando o placar 32 x 30 para os argentinos. Daí pra frente Argentina administrou a vantagem e voltou a sofrer tendo 4´21” do último quarto pela frente na hora que o painel eletrônico mostrava 70 x 68 sempre com vantagem argentina.
(05) TIMOFEY MOZGOV FUNDAMENTAL

A seleção argentina esticou a diferença para uma máxima de 15 pontos (61 X 46) assim que o Juan Pedro Gutiérrez, engrenagem fundamental no time acaçapou arremesso de dois pontos tendo 2´36” ainda pela frente do 3º Quarto.

Tanto a vitória da Rússia quanto a Argentina, reflete o mesmo esquema que na maioria das oportunidades, aquele time que divide uma pontuação acima dos dez pontos entre no mínimo cinco jogadores, é bem mais provável que vença que aquele que tem três destaques na quadra.

No basquete....certo como que dois é dois são quatro !!!

Na escalação argentina, o cestinha foi o pivô (04) Luis Scola tendo conquistado 17 pontos, (05) Emanuel Ginóbili e (10) Carlos Delfino (16 pontos cada), (13) Andrés Nocioni (12 pontos) e Juan Pedro Gutiérrez (11 pontos). Porém 72 pontos dos 83...falou !!

Aliás, os brasileiros tiveram os dois cestinhas do jogo, o armador (09) Marcelinho Huertas (virou falcão no 1º Quarto) e (10) Leandrinho Barbosa, 22 pontos cada. Logo só o jogador do Uniceub de Brasília (08) Alex Garcia atingiu 10 pontos. 54 pontos reunidos em três jogadores.
Barretada do PRAVDA para a Geração Dourada argentina que continua ministrando aulas de basquete pelas quadras do mundo, mostrando garra, determinação e qualidade na despedida internacional com a camisa alvi-celeste de muitos desses craques.

O panorama para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 vai mudar tendo uma seleção brasileira em decolagem quem sabe pela tarefa desenvolvida por incrível que pareça por um argentino que chefiou a Geração Dourada em Atenas 2004 e pela falta na quadra de vários “aposentados” que assistiram aos Jogos desde as arquibancadas cariocas.

Dois grandes confrontos com resultados que repetem-se nos últimos anos marcando tendências.

Argentina e Rússia nas Semis junto da Espanha e os EUA. 

Pode acompanhar as estatísticas oficias da FIBA clicando nos links a seguir:


RÚSSIA 83 x LITUÂNIA 74



ARGENTINA 82 x BRASIL 77



Os jogos Semi-finais ocorrerão  na sexta-feira 10 de Agosto entre a Rússia e Espanha às 13 horas (Fuso Horário Uruguaio) e Argentina contra EUA às 17 horas (F. H. U.)

Crédito das fotos: FIBA

Já pode conferir alguns sites envolvidos com o artigo.

JORNAL PRAVDA

CONFEDERAÇÃO ARGENTINA DE BASQUETEBOL

FEDERAÇÃO RUSSA DE BASQUETE

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL

FEDERAÇÃO LITUANA DE BASQUETE

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL