terça-feira, 10 de abril de 2012

NICOLÁS FALCÓN: JORNALISTA URUGUAIO COM PARALISIA CEREBRAL VIRA “OLÍMPICO” EM LONDRES 2012 E SOCHI 2014


NICOLÁS FALCÓN "OLÍMPICO"
Nicolás Falcón faz tempo é extremamente conhecido no ambiente esportivo uruguaio. Nos meados de janeiro de 2012 ele foi convidado da Associação Internacional da Imprensa Esportiva para o 75º Congresso em Insbruck na Áustria e daí para frente os convites caíram em cachoeira desde o mundo todo pela valia da tarefa, seu jeito super descontraído o sem dúvida o alto astral que convive junto dele. Exemplo de vida e capacidade que será correspondente nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e bem encaminhado para....Confira reportagem em português e espanhol e vídeo em espanhol.


O vídeo da reportagem do Nicolás “Nico” Falcón foi gravado no Domingo 08 de Abril de 2012 no Carrasco Lawn Tennis Club de Montevidéu na faixa das 13h 15 na prévia ao jogo do chileno Paul Capdeville e o uruguaio Marcel Felder disputado pela Copa Davis.

PRAVDA: Nicolás Falcón, jornalista uruguaio que tem um grandíssimo privilégio de participar dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

NICOLÁS: Boa tarde para todos...isso, de 26 de Agosto atè 9 de Setembro vou coroar um do meus grandes sonhos como jornalista gerando coberturas de um evento desse porte com a importância que isso acarreia para os jornalistas. Trata-se de um grande batismo para todos aqueles que adoramos o esporte. Para que isso acabasse acontecendo, saliento de jeito específico a gestão do Círculo de Jornalistas Esportivos do Uruguai, ao Presidente, Gustavo Lapaz Correa e ao senhor Ernesto Ortiz, ex Secretário Geral que foi fundamental.
Sabe a gente começou na mídia com apenas 3 aninhos. Respirei sempre mídia. A importância da imprensa e o esporte de jeito específico virou oxigênio para mim.

PRAVDA: Um outro grande privilégio pra você foi ter participado faz pouco tempo na Europa para um Congresso Internacional de Jornalistas Esportivos, não é?

NICOLÁS: Está certo. Para um Congresso de Jornalistas Esportivos pelo convite veiculizado pelo Presidente da AIPS – Senhor Gianni Merlo (Itália). Então de 11 à 17 de Janeiro retrasado estive em Insbruck na Aústria, um país belo mesmo e momentos inesquecíveis para mim na vida.

PRAVDA: Isso fez com que recebesses vários convites de vários países do mundo. Verdade?

NICOLÁS: Com certeza, vários países do mundo. Primeiro foi Paraguai, ao Museu da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) na capital, Assunção, no Chile, ao Congresso de Olimpíadas Convencionais e Manaus em Novembro de 2012.

PRAVDA: Mesmo? Está viajando para Manaus em Novembro?

NICOLÁS: Isso aí….para o Brasil Fora isso, caso Uruguai progredir na próxima fase da Copa Davis , infelizmente não poderei acompanhar Uruguai nesses confrontos mas em Setembro, acho que estou viajando para Foz de Iguaçu desta vez de folga viu.

PRAVDA: Você ,merece não é Nico?

NICOLÁS: Com certeza.

PRAVDA: Mais um convite que já foi veiculizado é para Rússia? Estou certo?


NICOLÁS FALCÓN E GUSTAVO ESPIÑEIRA (PRAVDA)
NICOLÁS: Está certo sim. Em 2013 e por causa dessa participação importante que tive no Congresso AIPS em Janeiro de 2012. O Ministro russo percebeu como foi a minha participação e pediu que estivesse nos Jogos Olímpicos de Sochi 2013.

PRAVDA: Qual é próximo objetivo como jornalista? Qual é o próximo grande evento que está na tua cabeça? Será que o Mundial de Futebol 2014?

NICOLÁS: Sem dúvida que esse do Mundial Brasil 2014 é um grande evento esportivo mas o que a gente gostaria participar é nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

PRAVDA: Também está se programando para os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro 2016 pois você é muito novo....tua idade?

NICOLÁS: 25 anos. Rio de Janeiro é daqui a quatro anos. Tomara seja como correspondente de uma mídia e caso for possível internacional.

PRAVDA: Onde você desenvolve tua tarefa com jornalista na atualidade?

NICOLÁS: No programa esportivo da tevê uruguaia, “Punto Penal” e “Peloteando Deportivo”.(Bate-bola Esportivo). Quanto ao “Punto Penal”  (Penalidade Máxima) trata-se de um programa de prestígio aqui no Uruguai, que reflete no fim de semana tudo quanto tem acontecido no esporte, logo temos o “Peloteando Deportivo” um programa de humor e mais logo o “Hinchas de la Celeste” (Torcedores da camisa celeste) um grupo no Facebook que temos acima de 65 mil torcedores e isso aí é meu dia-a-dia envolvido com a imprensa esportiva. Veja só...agora estamos cá na Copa Davis de tênis pois estou dando uma de correspondente mas infelizmente é uma tarefa que abrange apenas alguns dias só. Olha, também trabalho na Associação Uruguaia de Futebol, na área de futebol, sabe. Essa aí é minha grade de atividades que ganhei pela tarefa que estou desenvolvendo com jornalista nada a ver com o fato de ser impedido físico. É fruto da minha gestão jornalística sabe.

NICOLÁS FALCÓN E MATHÍAS ARTIGAS
PRAVDA: Acabou de falar que você é impedido físico. O que você sofreu sendo uma criancinha pois você não poder ler nem sequer escrever....e isso?

NICOLÁS: A gente sofreu paralisia cerebral. Fui colocado em uma incubadora para aumentar o peso e ganhei uma infecção. Para nascer sem problemas precisa ter um indicador Apgar na faixa de 8 em 9 e no meu caso foi 7 em 8 e veio o prejuízo pra mim na hora. Então fiquei para aumentar o peso em uma incubadora e aí peguei uma bácteria conhecida como a Scherichia Coli que infelizmente peguei nessa época mas hoje com alguns testes prévios daria para prevê-lo por causa da tecnologia de ponta que a medicina dispõe. O hospital “La Española” salvou a minha vida...tive três enfartes mas a gente está cá de bem com a vida.

PRAVDA: Percebeu que você é incrível não é? Percebeu mesmo?

NICOLÁS: Sei o que as pessoas falam na gente. Vamos lá...as pessoas falam que sou brilhante mas eu acho que não sou tão esplendoroso assim do jeito que eles falam. Sou uma pessoa que vive a vida à toa, que curte a vida que da uma analisada em todo aquilo que vê. Isso apenas, entendeu?

PRAVDA: A cadeira de rodas vira mochila pesada pra você ou já faz parte do teu dia-a-dia?

NICOLÁS: Deixa compartilhar um exemplo contigo. Caso eu tivesse sofrido um acidente ainda como criança, ou seja, tivesse conseguido andar até um instante da minha vida, quem sabe, essa mochila poderia ter sido pesada pra mim mas dou uma de ré na minhas lembranças e não lembro  o Nicolás andando, está certo?. Aliás, poderia ficar traumatizado mesmo caso me descobrir andando, falou?

PRAVDA: Nicolás, muito obrigado. Parabéns pela paixão que desenvolve como jornalista e pelo alto astral constante que abraça teu dia-a-dia. Peço-lhe aquele abração para o pessoal do JORNAL PRAVDA de Moscovo que com certeza vão enfiar os microfones pra você assim que fazer pouso lá.

NICOLÁS: Obrigado de coração para o JORNAL PRAVDA de Moscovo todo, jornal hiper prestigioso: Obrigado pela reportagem e tudo quanto precisarem estou ao dispor de vocês.

PRAVDA: Muito obrigado. Polegar para cima Nico....Ótimo do jeito que você sabe.

NICOLÁS: Até mais.

Assista ao vídeo da reportagem do Nicolás Falcón clicando no site SOTAQUE ESPORTIVO (6´46”)


ESPAÑOL SPANISH ESPANHOL

NICOLÁS FALCÓN: PERIODISTA URUGUAYO CON PARÁLISIS CEREBRAL ES “OLÍMPICO” EN LONDRES 2012 Y SOCHI 2014

Nicolás Falcón todo un personaje conocido em el ambiente deportivo uruguayo. A mediados del mes de enero del 2012 fue invitado por la Asociación de la Prensa Internacional Deportiva al 75º congreso en Insbruck en Austria y de ahí en más fueron llegándole más invitaciones en catarata desde todo el mundo por el nivel de su tarea, su forma de ser descomprimida y sin lugar a dudas por el positivismo que vive incorporado a él. Ejemplo de vida que será corresponsal en los Juegos Paralímpicos Londres 2012, en los Juegos Olímpicos de Invierno de Sochi y bien parado para…mire la entrevista en portugués y castellano.

El vídeo de la entrevista de Nicolás “Nico” Falcón fue grabado el domingo 08 de abril del 2012 en el Carrasco Lawn Tennis Club de Montevideo en el entorno de las 13:15 horas previo al partido que disputaron el chileno Paul Capdeville y el uruguayo Marcel Felder por Copa Davis.

PRAVDA: Nicolás Falcón, periodista uruguayo que por lo pronto tenés el gran privilegio de estar en los Juegos Paralímpicos de Londres 2012.

NICOLÁS FALCÓN (JORNALISTA VIU)

NICOLÁS: Buenas tardes para todos...sí del 26 de agosto al 9 de setiembre voy a cumplir uno de mis grandes sueños como periodista, ir a cubrir un evento de esa envergadura con la importancia que tiene para los periodistas. Es un gran bautismo de la profesión, los que amamos el deporte, y gracias al Círculo de Periodistas Deportivos, gracias a la gestión de Gustavo Lapaz Correa, su presidente, al señor Ernesto Ortiz, que se portó bárbaro. Y yo empecé en los medios de comunicación desde los tres años, yo empecé respirando medios de comunicación, la importancia de los medios de comunicación y el deporte es mi tanque de oxígeno.

PRAVDA: Brillante. Tuviste el gran privilegio también de estar hace poquito tiempo en Europa, ¿no? Por el Congreso Internacional de Periodistas Deportivos.

NICOLÁS: Por un congreso internacional de periodistas gracias a el presidente de la AIPS, el señor Gianni Merlo (Italia) me convocó y me dio el gran honor de poder asistir del 11 de enero al 17 de enero estuve en Insbruck, en Austria, un país bellísimo y un momento imborrable en mi vida.

PRAVDA: ¿Eso te valió invitaciones verdad? A diversas partes del mundo. ¿A dónde?

NICOLÁS: A diversas partes del mundo. A Paraguay, al Museo de la Confederación Sudamericana de Fútbol (Conmebol), a Chile, al congreso de Olimpíadas comunes y a Manaus en noviembre.del 2012.

PRAVDA: ¿En noviembre te vas para Brasil?

GRACIELA RODRÍGUEZ - NICO - MAURO BOSCARDIN
 NICOLÁS: Para Brasil. Y estamos viendo si Uruguay pasa en la Copa Davis, hay un viaje que no puedo hacer. Si Uruguay no pasa, en setiembre me voy a Foz de Iguazú a descansar.  

PRAVDA: También, ¿Lo mereces no?,

NICOLÁS: Si, si.

PRAVDA: Por lo pronto….otro viaje que tenés prometido es a Rusia ¿Es verdad?

NICOLÁS: En el 2013, gracias a esa notable participación que tuve en el congreso, me vio el ministro ruso y pidió que estuviera en las Olimpíadas de Sochi 2013.

PRAVDA: ¿Cuá es tu próximo cometido como periodista? ¿Qué gran evento? El Mundial de Fútbol Brasil 2014. ¿Puede ser?

NICOLÁS: Ese es un gran evento pero yo a lo que aspiro a ir como periodista, es a las Olimpíadas comunes de Londres 2012.

PRAVDA: Río de Janeiro 2016. ¿También lo tenés en mente? Porque sos tan joven. ¿Tenés veinti...?

NICOLÁS: 25 años. Rio de Janeiro em cuatro años. Capáz que voy por un medio pero ojalá que sea internacional.

PRAVDA: ¿Dónde estás trabajando hoy en día como periodista?

MATHÍAS ARTIGAS  E NICOLÁS FALCÓN NA DAVIS
 NICOLÁS: En el programa deportivo de la televisión uruguaya “Punto Penal” y “Peloteando Deportivo”. Punto Penal es un programa prestigioso de aquí de Uruguay, el que hace la agenda deportiva de los fines de semana, “Peloteando Deportivo” un programa humorístico e “Hinchas de la Celeste” que es un grupo  en Facebook que tenemos más de 65 mil hinchas  y esos son mis grandes eventos. Por ejemplo, ahora estamos aquí en la Copa Davis porque me mandaron a cubrir y como la Copa Davis es un trabajo safral, también trabajo en la Asociación Uruguaya de Football, en fútbol claro y todos los trabajos me los gané por mi trabajo, no es por ser discapacitado ni nada, me lo gané por lo que yo doy como periodista.

PRAVDA: Ahora que hablás de tu discapacidad. ¿Qué es lo que tuviste de chico? ¿No podés ler ni escribir, verdad?

NICOLÁS: Tengo parálisis cerebral. Quedé para engordar en la incubadora y me agarré una infección. Para nacer sin dificultad tenés que tener un Apgar 8 sobre 9 y yo en vez de tener 8 sobre 9, tuve 7 sobre 8 y ahí me perjudicó. Yo quedé para engordar en la incubadora y me agarré una Scherichia Coli que es una bacteria que me la agarré sólo yo porque ahora se puede analizar otras cosas por la tecnología, en ese tiempo no había y gracias a la gestión de la Sociedad de Asistencia Médica “La Española” me salvé. Tuve tres paros cardíacos pero acá estoy vivito y coleando.

PRAVDA: Sabés que es brillante lo tuyo, ¿no? ¿Lo tenés claro?

NICOLÁS: Dice la gente que es brillante. Yo no me considero una persona brillante, soy una persona que vive, que disfruta, que analiza todo lo que ve. Nada más.

PRAVDA: ¿Te pesa estar en una silla de ruedas o ya es parte de tu vida?

NICOLÁS: Yo te voy a poner un ejemplo. Si hubiera tenido un accidente cuando fuera chico, si yo hubiera nacido caminando, capaz que si. Pero al conocerme yo así, capaz que me traumo si llego a caminar.

PRAVDA: Bueno, muchísimas gracias. Te felicito por ese amor que tenés por el periodismo y por la voluntad de vida constante. Te pido un saludo grande para toda la gente del JORNAL PRAVDA de Moscú que te van a estar reporteando seguramente cuando llegues por allá seguramente.

NICOLÁS: Gracias a todo el diario PRAVDA de Moscú, un diario hiper prestigioso, gracias por esta cobertura y para lo que quieran a las órdenes.

PRAVDA: Muchas gracias Nico. Levante ese pulgar. Vamos arriba. Muy bien, brillante, como Usted sabe. Hasta luego.

NICOLÁS: Hasta luego.

Mire el vídeo de la entrevista de Nicolás Falcón ingresando al portal SOTAQUE ESPORTIVO (6´46”)

SOTAQUE ESPORTIVO

JORNAL PRAVDA

ASSOCIAÇÃO IMPRENSA ESPORTIVA MUNDIAL

CONFEDERAÇÃO SUL-AMERICANA DE FUTEBOL

ASSOCIAÇÃO URUGUAIA DE FUTEBOL

JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO SOCHI 2014

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL