segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BASQUETE: SERGEY ALEXANDROVICH BELOV COMEMORA 68 ANOS

SERGEY A. BELOV 

A camisa 10 da antiga URSS foi dele nessa época áurea do basquete russo dos decênios de 1960, 1970 e inícios de 1980 na qual foi grandíssimo destaque. 1,90 m de qualidade para esse múltiplo Campeão Olímpico, Europeu e Mundial além de ter ganho medalhas de Prata e Bronze. Desde Montevidéu – Uruguai, nossa homenagem para o Campeão do Mundo em Montevidéu 1967 que daqui a alguns meses comemoram-se 45 anos dessa vitória no Palácio Peñarol e Cilindro Municipal.


Lembrando aquele V Mundial de Basquete Adulto que aconteceu em Montevidéu é bom salientar que naquele ano 1967, o torneio para os soviéticos abriu-se o sábado 27 de Maio com a vitória perante o Peru 84 – 46 (Primeiro tempo: 46 – 17), 8 mil pessoas nas arquibancadas e a arbitragem do amigo Mario Hopenhaym (Uruguai) e Elio Luglini (Itália). 

Nesse jogo o Sergey Belov conquistou 3 pontos e duas faltas. Quanto tem a ver com estatísticas no jogo foram às seguintes: Lances livres: 50% (1 de 2) e arremessos de dois pontos atingiu o 13% (1 de 8).

Um dia depois, o domingo 28 de Maio, a seleção da União Soviética venceu aos japoneses 95 – 56 (Primeiro tempo: 49 – 26)  e mais uma vez a arbitragem por conta do uruguaio Mario Hopenhaym e Calvin Pacheco (Porto Rico). As estatísticas para ele no jogo foram as seguintes: 11 pontos, sem faltas, 29% em arremessos de dois pontos (2 de 7) e 88% em lances livres (7 de 8). 5 pessoas assistiram a 2ª Rodada da Série Montevidéu no Palácio Peñarol.

Na Terça 30 de Maio aconteceu a terceira vitória em cachoeira dos soviéticos perante o argentinos, esmagando- os por 105 – 66 (Primeiro tempo: 53 – 37). Os números do Sergey Belov nesse jogo detalham-se á seguir: 100% em lances livres (2 de 2) e 0% em arremessos de dois pontos (0 de 4).

Os dois árbitros nessa partida foram o porto-riquenho Calvin Pacheco e o italiano Elio Luglini.
É bom salientar que a seleção da URSS teria de ter participado em uma Série na cidade de Bahía Blanca na Argentina mas o Governo Argentino acabou não aprovando as visas para a delegação e logo ter planejado múltiples escolhas para que Bahía Blanca continuasse hospedando parte do Mundial e Montevidéu fosse sede apenas dos jogos dos russos perante Peru, Japão e Argentina, a Diretoria da FIBA decidiu que fosse Montevidéu a cidade que sediasse a Série toda.  

A Série Final do Quinto Mundial teve como sede o Cilindro Municipal de Montevidéu de fraque na estréia como palco esportivo recebendo aos soviéticos o sábado 02 de Junho na partida que venceram aos vizinhos poloneses com o placar: 86 – 61 (Primeiro tempo: 41 – 29) tendo a arbitragem do peruano Percy Bejarano e o uruguaio David Bensusán além de 10 mil pessoas nas arquibancadas.

As estatísticas do Sergey Belov nesse jogo refletiram o seguinte: 8 pontos e duas faltas e 50 % em lances livres (4 de 8) e 50% em arremessos de dois pontos: (2 de 4).
SEIJI IGARASHI  - YURI SELIKHOV E SERGEY BELOV

Na 2ª Rodada da Série Final que ocorreu sábado 03 de Junho, a União Soviética acabou vencendo os verde-amarelos do Brasil por quatro pontos: 78 – 74 (Primeito tempo: 42 – 42) com a arbitragem do uruguaio Mario Hopenhaym e o grego Constantine Dimou. Nessa partida quase com certeza o Sergey Belov jogou apenas alguns minutos ou quem sabe segundos pois as estatísticas refletem zero pontos, zero faltas, e sem arremessos livres nem de dois pontos. Os jogos já torram-se difíceis segundo o paladar do treinador Alexander Gomelski que não mandou pular na quadra o Gennadi Checuro que tinha tido lesão na primeira Rodada no Palácio Peñarol, Rudolf Nesterov e Vladimir Andreiev que fora os 2,18 m não era um dos destaques do time.

Na Segunda 05 de Junho, os soviéticos voltaram na vitória nesta oportunidade mais uma vez perante os argentinos, mais uma vez por ampla vantagem: 96 – 61 e os números do Sergey Belov mostraram o seguinte: 8 pontos e 1 falta além de 67% em arremessos de dois pontos (4 de 6) e sem ter lançado livres.

Na Terça 06 de Junho os russos perderam o primeiro jogo no torneio Mundial perante os EUA: 59 – 58 (Primeiro tempo: EUA 29 – URSS 23). Os árbitros foram o grego Contantine Dimou e o canadense G. Siborne e mais uma vez o Cilindro Municipal de Montevidéu ficou lotado com 12 mil pessoas nas arquibancadas. O Sergey Belov não furou a argola norte-americana, teve uma falta pessoal, tendo deslocado apenas um arremesso de dois pontos.

Quarta 07 de Junho, mais uma vitória dos soviéticos desta vez perante o anfitrião Uruguai 60 – 54 e foi o primeiro jogo que o Sergey Belov ficou no plantão os quarenta minutos da partida junto de Gennadi Checuro e Rudolf Nesterov.

O Domingo 11 de Junho foi a hora “H” para o time chefiado pelo Alexander Gomelski que após a vitória dos uruguaios 58 – 57 perante a Iugoslávia na rodada prévia, tinham a chance de virar campeões caso vencerem aos grandes rivais europeus da época e a vitória acabou fazendo pouso em Moscou 71 – 59 (Primeiro tempo: 33 – 26) tendo a arbitragem do grego Constantine Dimou e o polonês M. Psatchusca e as estatísticas de nosso lisonjeado de hoje detalham-se a seguir:  zero pontos, zero faltas e dois arremessos de dois pontos deslocados.

Vamos cantar então...

Parabéns pra você,

Nesta data querida,

Muita felicidade,

Muitos anos de vida,

É pique, é pique, é piqueee !!!


FEDERAÇÃO RUSSA DE BASQUETE www.basket.ru

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL