quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY: PRESIDENTE SAMI ARAP SOBRINHO “HAVERÁ MUDANÇAS EM 2012”

SAMI ARAP SOBRINHO

A Confederação Brasileira de Rugby projeta mudanças substanciais para 2012. Depois de uma temporada com muitas conquistas, entidade planeja profissionalizar a gestão ampliando o investimento na base. A tevê ao vivo foi parte fundamental na explosão do ráguebi brasileiro na temporada que acabou de encerrar com São José Campeão do “Super 10”, também repleto de sucessos e torcedores no palco que hospedou o torneio a partir das Semis em Embú das Artes no Estado de São Paulo.


Depois de uma temporada de conquistas e frustrações para as Seleções de XV e Sevens e com aumento da visibilidade da modalidade, o gestor acredita que ainda há muito a melhorar e planeja, à longo prazo, a classificação do Brasil para uma Copa do Mundo.

As equipes têm apresentado melhoria técnica e experimentado boas surpresas com os jovens árbitros. Contudo, a implementação de programas de capacitação técnica é necessária para que o país transforme-se em uma potência da modalidade. Para isso, o foco em uma gestão eficiente e essencial, tanto para a CBRu, quanto para as federações estaduais.

“Na minha opinião, quem não se profissionalizar, morrerá lentamente ao longo dessa caminhada” comentou o Presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho.

Além disso ele acrescentou logo o comentário a seguir: “Somos muito gratos aos vários colaboradores que tanto dedicaram seu tempo familiar e profissional à CBRu mas é chegado o momento de mudanças substanciais”.

Assim os esforços serão redirecionados para novas prioridades e as responsabilidades dos novos gestores serão focadas em resultados, para que a modalidade tenha um crescimento ordenado.
SAMI ARAP SOBRINHO - PRESIDENTE CBRu

A partir de agora pode conferir a reportagem com o Presidente da Confederação Brasileira de Rugby

IMPRENSA: Quais os principais fatos que marcaram o ráguebi brasileiro em 2011?

SAMI ARAP: O ano de 2011 foi marcado por reestruturações e reorganizações de Seleções e campeonatos, especialmente o aumento de competições internacionais para as Seleções brasileiras de XV e Sevens. Tivemos resultados bons no Sevens Masculino (circuito sul-americano, CONSUR, Newquay e Middlesex), Sevens Feminino, (CONSUR  e tour europeu) XV Masculino (CONSUR “A”) e Seleções de Praia (II Jogos Sul-Americano de Praia Odesul no Equador). Entretanto, fomos surpreendidos no Pan-Americano  de Guadalajara e em Dubai, tal vez pelo desgaste físico dos atletas, bem como não conseguimos fazer uma preparação adequada para a nossa Seleção Sub-19.  

Focaremos esforços nas categorias de base, especialmente agora que possuímos a Academia Brasileira de Rugby (Centro de Treinamento em São José dos Campos – Estado de São Paulo). Plantamos a primeira semente do Fale Conosco (Programa de Desenvolvimento) e tivemos bom retorno das cidades visitadas. Melhoramos a capacidade financeira da CBRu, e logramos inserir o ráguebi em transmissões ao vivo na tevê. O saldo é muito positivo.

IMPRENSA: Como o senhor avalia o segundo ano da nova gestão? O que é preciso fazer para melhorar?

SAMI ARAP: A partir de Janeiro de 2010 começamos um trabalho de recuperação e reestruturação da entidade. Em 2011, melhoramos o perfil das competições, aumentamos o volume de jogos internacionais e asseguramos a Academia Brasileira de Rugby. Ainda há muito trabalho por fazer. Temos que profissionalizar a estrutura com pessoas altamente capacitadas e isso será feito em 2012. Usávamos pessoas ligadas ao ráguebi e muitas delas ainda ligadas aos clubes e atuando em torneios. Isso deve acabar. Vamos otimizar a equipe e investir melhor os recursos da CBRu.

Concluímos que o alto rendimento não alcançará patamares de excelência se não elevamos o nível das comissões técnicas. Faz-se necessário a criação de uma “Diretoria de Rugby” cujo objetivo será basicamente:

1 ) Identificação e coordenação de uma única comissão técnica para todas  Seleções de XV e de Sevens, formada por profissionais oriundos do “tier 1”.

2 ) Implementação de um programa efetivo de desenvolvimento.

3 ) Criação de um programa de identificação de talentos oriundos do ráguebi e de outras modalidades.

SAMI ARAP SOBRINHO JUNTO AOS ÁRBITROS DA FINAL
Somente com planejamento e organização voltaremos a integrar o top-30 do ranking da IRB. (Federação Internacional) e até almejar uma classificação para uma Copa do Mundo à longo prazo.  

IMPRENSA: Quais as metas para 2012?

SAMI ARAP: 2012 será um ano muito difícil em vários aspectos. Teremos várias mudanças estruturais e culturais. Somente aqueles que tiveram competência reconhecida, dedicação e capacidade de assimilação das alterações permanecerão no grupo de trabalho futuro. Só almejamos, por exemplo, a classificação do Brasil a Copa do Mundo de Sevens na Rússia, em Março de 2013, é fundamental termos uma Seleção permanente dedicada ao Sevens, Dessa forma, os atletas masculinos de Sevens não representarão o Brasil na Seleção de XV, Precisamos treiná-los de forma coordenada e focada para o Sevens. Além disso, é necessário salvaguardá-los do ponto de vista físico. Em 2011, nossos atletas terminarão a temporada totalmente cansados e lesionados.  Com isso, abre-se uma chance para que novos atletas sejam identificados para a Seleção de XV, e ainda a Seleção Feminina de Sevens, terá a mesma chance da Seleção Masculina, até porque tem alcançado melhores e constantes resultados no âmbito da CONSUR (Confederação Sul-Americana de Rugby).

IMPRENSA: Como você avalia a experiência com a Lei do Incentivo do Esporte? Pretende ampliar a quantidade de projetos? Quais?

SAMI ARAP: A Lei do Incentivo do Esporte é uma excelente ferramenta para divulgação da modalidade, aliada a captação de recursos financeiros. É uma oportunidade sem precedentes para atrair potenciais patrocinadores para Seleções Brasileiras e torneios da CBRu. É um caminho a ser seguido pelas equipes que pretendem profissionalizar-se. Em 2012, teremos projetos de LIE para as Seleções Brasileiras e para o Super 10, Além dos projetos financiados via LIE, buscaremos melhorar a Copa Cultura Inglesa (Sub 18), manteremos a Copa Mitchel Etlin (Sub15) e implementaremos um Circuito Brasileiro de Rugby Sevens para equipes femininas. É importante fomentarmos a prática do ráguebi feminino nos Estados, buscando divulgar a modalidade e aumentar o número de praticantes. Equipes como Charrua e Desterro estão praticamente isoladas em seus Estados. As Federações Estaduais devem investir na divulgação da prática do ráguebi feminino.
RÁGUEBI BRASILEIRO CRESCE NO INTERNACIONAL

IMPRENSA: A CBRu tem hoje seis federações filiadas. Como estruturá-las para auxiliar o desenvolvimento da modalidade?

SAMI ARAP: Os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo e organizaram suas Federações Estaduais, entretanto, não basta ser uma “entidade de papel”. É preciso ser atuante e trabalhar com metas de desenvolvimento e alto rendimento nos seus Estados. A existência da Federação concede ao Estado o direito de representação perante à CBRu mas a Federação é responsável pelo fomento da prática da modalidade, no Estado e criação de torneios competitivos. Poucos Estados implementaram suas atividades com sucesso e a CBRu torce para que as Federações se profissionalizem.

Temos ciência que outros Estados tais como Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso e o Distrito Federal, querem organizar suas Federações e isso é um bom começo, que acarreta na organização da modalidade no país. Sem organização, não há divulgação, permanece o amadorismo; o amadorismo não alcançará as metas de excelência necessárias para o ráguebi tornar-se uma modalidade amplamente praticada no país.

IMPRENSA: A CBRu tem hoje grandes parceiros. Ainda existe espaço para novos investidores? Quais as demandas a entidade?

ESTÁDIO DE EMBÚ DAS ARTES LOTADO NA FINAL
SAMI ARAP: Graças a reputação e credibilidade dos membros que integram a atual Administração, a CBRu conquistou importantes parceiros. Topper, Bradesco, Heineken, Grupo CCR, Cultura Inglesa, Probiótica, Terapêutica e Cremer, além de uma ótima relação com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte (ME). Buscamos sempre novos parceiros, especialmente para o desenvolvimento regional e para as categorias de base. As Federações Estaduais e os clubes devem seguir o “modelo CBRu”, e buscar parceiros locais para apoiar as atividades em seus Estados. O maior investimento da CBRu a partir de 2012 será categorias de base e comissão técnica de nível internacional.

IMPRENSA: Se a juventude è o “futuro do ráguebi brasileiro”, como estimulá-los a garantir a continuidade do trabalho.

SAMI ARAP: Estamos certos que o ráguebi é uma ferramenta inigualável de educação a través de seus valores de respeito, lealdade, camaradagem, jogo em equipe, comunicação e transparência. Ráguebi é uma escola de vida, um ambiente altamente familiar e um mecanismo de inclusão social. Temos participado com muito êxito nos Jogos Escolares Brasileiros, pelo convite do COB, Alcançamos centenas de crianças até 15 anos, que ficam maravilhadas com a experiência do ráguebi sem contato (“tag ráguebi”). É muito importante estabelecer-se parcerias com as Prefeituras locais, visando obter a infra-estrutura necessária para a prática da modalidade (campos públicos) e introduzir ráguebi na grade de educação.

O PRAVDA agradece as informações fornecidas pela ZDL, Andressa Rufino e Flavio Pérez.
Créditos das fotos: Denys Flores, Humberto Teté e Sylvia Diez.

JORNAL PRAVDA http://port.pravda.ru

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY www.brasilrugby.com.br

SÃO JOSÉ RUGBY www.saojoserugby.com.br

BANDEIRANTES RUGBY CLUBE  - www.bandrugby.com.br

SPAC RUGBY www.spacrugby.com.br

PASTEUR ATHLETIQUE CLUB www.pacrugby.com.br

DESTERRO RUGBY www.desterrorugby.com.br

RUGBY RIO BRANCO www.riobrancorugby.com.br

CURITIBA RUGBY CLUBE www.curitibarugby.com

FARRAPOS RUGBYCLUBE www.farraposrugby.com.br

BELO HORIZONTE RUGBY CLUBE www.bhrugby.com.br


FEDERAÇÃO GAÚCHA DE RUGBY www.fgrugby.com.br

CHARRUA RUGBY CLUBE POA www.charruarugby.com

FEDERAÇÃO PAULISTA DE RUGBY www.fprugby.com.br

BRASIL SUPER 10 www.rugbysuper10.com.br

INTERNACIONAL RUGBY BOARD www.irb.com

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL