domingo, 11 de dezembro de 2011

BASQUETE: CINCO PAÍSES CONCORREM PELAS SEDES DOS TORNEIOS FIBA AMERICAS 2013

GREIVIS VÁZQUEZ (NBA VENEZUELA)
Acabou de encerrar a licitação para candidatar-se como sedes dos Campeonatos FIBA AMERICAS 2013 de basquete, seja no masculino quanto o feminino. Os dois eventos garantem vagas para os Mundiais FIBA 2014, masculino na Espanha e feminino na Turquia, os torneios mais importantes do continente americano. Foram cinco países que encaminharam carta na Secretaria da FIBA AMÉRICAS tendo como objetivo sediar esses dois grandes eventos. Brasil, México e Porto Rico no feminino, Argentina, México e Venezuela, no masculino...eis aí os candidatos.


México foi o único país que se candidata para os dois eventos, masculino e feminino, Já no masculino, Argentina e Venezuela, concorrem junto aos astecas na procura deste alvo de organizar o maior evento do basquete masculino de seleções adultas.

No segmento feminino, Porto Rico e Brasil que continua querendo sediar grandes eventos esportivos nos próximos cinco anos apostam forte pela sede.

“Feliz e tanto” disse Alberto García, Secretário Geral da FIBA AMERICAS. O fato de ter tido tantas propostas para sediar e organizar nossos eventos, confirma o sucesso que foram os Pré-Olímpicos Masculino em Mar del Plata (Argentina) e Feminino em Neivas (Colômbia) alguns meses. No caso, os dois eventos mostraram a valia e quanto eles influíram no ambiente esportivo, econômico e histórico tendo abraçado a organização de um evento do tamanho da maior competência do basquete do Continente das Américas.

ARGENTINA.

De 30 de Agosto à 11 de Setembro, Argentina acabou de organizar o Pré-Olímpico de Mar del Plata 2011, avaliando então a capacidade organizativa além da valia de muitas pessoas extremamente envolvidas com um evento desse porte. O Sr. German Vaccaro, Presidente da Confederação Argentina de Basquete (CABB), tem confirmado inúmeras oportunidades a vontade argentina de ser hóspede do torneio masculino tendo a chance dessa forma da defesa do título de Campeão como anfitriões. Argentina já organizou o Campeonato FIBA Américas 2001 em Neuquén além de um Campeonato FIBA Mundo na cidade de Córdoba em 1990.

VENEZUELA

Venezuela é o candidato melhor impulsionado entre os países que acabaram se candidatando para organizar o evento masculino. Tendo conquistado uma vaga no Pré-Olímpico de Mar del Plata, é um dos países finalistas que também virou candidato para sediar a Repescagem Olímpica Mundial rumo a Londres 2012. Possui o apoio do Governo venezuelano além de autoridades que garantem aprimorar o ambiente todo de olho nesse objetivo. Além do Presidente, Sr. Carmelo Cortéz, a Federação Nacional de Basquetebol, tem desenvolvido um plano que valoriza a seleção venezuelana masculina que acabou de mostrar a valia em Mar del Plata 2011, chefiados pelo jogador NBA, Greivis Vázquez.

BRASIL

De jeito específico, o Brasil está querendo organizar o Campeonato FIBA Américas Feminino, o torneio que o time Sul-Americano tem feito próprio no decorrer dos anos de história. Em Neivas (Colômbia) sob liderança da capitã e  destaque Erika de Souza, elas venceram em todos os jogos, inclusive na Final do torneio perante as argentinas com vantagem de 52 pontos. Hoje, o Sr. Carlos Nunes, Presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol, acredita que 2013 será o ano para comemorar junto a essa geração vitoriosa fazendo a defesa do título em casa. Brasil é o país organizador em mais oportunidades do Campeonato FIBA Américas Feminino. Foram quatro, em 1993, 1997, 2001 e 2009. Fora esse privilégio tem organizado quatro Campeonatos Mundiais FIBA, em 1957, 1971,1983 e 2006. Já no segmento masculino, o Campeonato FIBA Américas 1984 na cidade de São Paulo, tendo classificado com Campeão e Uruguai, Vice, na última participação dos “celestes” nos Jogos Olímpicos (Los Ángeles 1984 nos EUA) e dois Campeonatos Mundiais FIBA em 1954, na inauguração do Estádio Maracanazinho no Rio de Janeiro e logo em 1963.

PORTO RICO

ALBERTO GARCÍA: SECRETÁRIO GERAL FIBA AMÉRICAS
Os porto-.riquenses, passando nas seleções do Brasil, EUA e Argentina, quem sabe impulsionados pela Medalha Dourada nos últimos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 no finalzinho de Outubro, tem pedido a sede do Campeonato FIBA Américas Feminino, O Presidente da Federação de Basquetebol porto-riquenha, Sr. Carlos Beltrán acredita que a população toda vai apoiar a seleção caso virar anfitriões do evento.

Já no Masculino, Porto Rico é o país que está na vanguarda quanto à organização de Campeonatos FIBA Américas Masculino. Foram cinco oportunidades 1980, 1993, 1999, 2003 e 2009), Além disso também sediou o Campeonato Mundial FIBA 1974.

Caso conquistar o privilégio de organizar o Campeonato feminino, essa, ia ser a primeira oportunidade.

MÉXICO

Está querendo abraçar o melhor basquete do Continente custe o que custar. O interesse em ficar com esse ·troféu” é tanto assim que tem encaminhando formulários para ficar com as duas sedes dos Campeonatos, masculino e feminino.

Do jeito que acontece com os porto-riquenhos, ficaram extremamente impulsionados pela grande tarefa que tiveram como anfitriões nos Pans Guadalajara 2011 seja no masculino quanto o feminino e estão na procura das duas sedes pois sentem que a infra-estrutura já está montada fazendo tudo bem mais simples para xerocar um grande evento do basquete continental.

O Presidente da Associação Esportiva Mexicana de Basquete, (ADEMEBA), Sr. Modesto Robledo Robledo, mostra-se muito envolvido com o desenvolvimento do esporte nesse país e as duas candidaturas de olho nos dois eventos é prova disso.

México já tem organizado o Campeonato FIBA Américas em 1989 na Cidade de México e acredita que o sucesso na organização dos recentes PANS 2011 em Guadalajara é grandíssima referência para conquistar a sede no Masculino ou Feminino.

Os dois torneios FIBA Américas 2013 irão garantir vagas das melhores seleções de basquete adultas para o Mundial FIBA Masculino na Espanha e Feminino na Turquia, os dois no decorrer do ano 2014.

HORACIO MURATORE: PRESIDENTE FIBA AMÉRICAS
“Todas as seleções têm valia para atingir o objetivo de virar sedes dos dois torneios FIBA Américas. Como sempre acontece, precisa-se de tempo para avaliar as propostas. Embora, o importante agora é parabenizar às cinco Federações que apresentaram propostas para sediar o evento além do compromisso com o desenvolvimento do basquete nesses países e dando-lhes um aplauso na hora que procuram o sucesso dessas seleções perante o seu público nas arquibancadas usando o ferramental de serem anfitriões”, remarcou o Secretário Geral da FIBA Américas, o argentino Alberto García.

O processo de avaliação vai começar daqui a pouco. As Federações irão receber a papelada com as exigências para garantir as sedes de país organizador. Aliás, até Segunda 26 de Março precisam confirmar essa vontade de continuar no processo de licitação sendo que na Sexta 20 de Julho o Comitê Executivo da FIBA Américas terá de resolver quais são os países que garantiram as sedes dos dois Campeonatos FIBA Américas 2013.

“Todo Campeonato FIBA Américas vai melhorando gradativamente quanto ao anterior”, esse é o nosso ditado. Acreditamos em todos os países que se candidataram para os eventos e temos certeza absoluta que os próximos torneios FIBA Américas em 2013 serão os melhores da história. Não há dúvida nenhuma quanto ao assunto”, encerrou o Alberto García.

O PRAVDA agradece as informações veiculizadas pelo Depto. de Imprensa da FIBA AMÉRICAS que faz possível manter o contato no dia-a-dia com os nossos leitores..

Matéria encaminhada pela FIBA AMÉRICAS e recebida na nossa caixa no Sábado 10 de Dezembro de 2011.

Daqui para frente confira alguns sites envolvidos com a matéria.

Fonte e fotos: FIBA AMÉRICAS

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MEXICANA DE BASQUETE  www.ademeba.com.mx

FEDERAÇÃO VENEZUELANA DE BASQUETE  www.fvbaloncesto.org.ve

CONFEDERAÇÃO ARGENTINA DE BASQUETE www.cabb.com.ar

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL www.cbb.com.br

FEDERAÇÃO DE BASQUETE DE PORTO RICO www.fbpur.com

JORNAL PRAVDA http://port.pravda.ru

FIBA AMERICAS www.fibaamericas.com

FEDERAÇÃO URUGUAIA DE BASQUETE www.fubb.org.uy

AFUNDANDO A BOLA...APROFUNDANDO A NOTÍCIA !!!

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL