quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SURI RUGBY CLUB de JUJUY – TRIES COM CONVERSÃO À VIDA

MINI SUL-AMERICANO FEMININO
MINI SUL-AMERICANO FEMININO NO TORNEIO “VALENTÍN MARTÍNEZ”
Esforço é moeda corrente neste negócio do ráguebi, quase que faz parte do próprio esporte mas os argentinos nortenhos da Província de Jujuy sabem bem mais que o resto. Montevidéu, capital do maior torneio Sul-Americano de Categorias de base fica distante 1.478 km de Jujuy, Os moleques jujenhos planejaram sua participação na Copa “Valentín Martínez” desde 2008 mas a conta corrente continuava muito fraca para abraçar o maior sonho esportivo da vida. Acompanhe uma estória de vida.


Segundo o Jules Rimet, ex Presidente da FIFA, sempre avaliou que em um evento esportivo, o importante é competir. Há uma outra visão do treinador argentino Carlos Salvador Bilardo, campeão do mundo com a seleção argentina chefiada no gramado pelo Diego Maradona em 1986 no México....vencer é o único objetivo.

Uma mistura bem moldada das duas frases quem sabe fica mais próximo do olhar dos moleques do Norte argentino que após um grande esforço irão à luta com força ímpar pela vitória a cada jogo do torneio.

Apenas um supor....vamos deixar que a vida e eles na hora de chegar em Montevidéu falem do assunto.

Porém, alem do caneco, a experiência impar de fazer o primeiro roteiro internacional esportivo fora da divida argentina, compartilhar fim de semana e tanto junto aos rivais no gramado e na maioria dos casos se hospedando na casa dos rivais anfitriões uruguaios.

A cultura do ráguebi feita realidade por conta desses moleques jujenhos que irão viajar rumo a Montevidéu um fim de semana,só  tendo como prêmio uma viagem... isso aí já é bom demais mas em alguns casos registrando para sempre no seu olhar o Rio da Prata na beira uruguaia curvando-se perante essa turma argentina como grande prêmio na primeira excursão esportiva internacional.

Em 2008 eles conseguiram o objetivo...hoje, três anos depois o Suri Rugby Clube volta às telas no maior evento de ráguebi Sul-Americano em Montevidéu logo um grandíssimo esforço financeiro.

Um dos treinadores do clube, Marcelo Carenzo salientou que se torna difícil fazer parte de um torneio de ráguebi na Província de Jujuy pois as cidades ficam muito distantes e a grade de times participantes é pequena. Em uma dessas viagens eternas que além da própria viagem tinham perdido o jogo, ele insistiu quanto ao sonho de viajar para o Torneio “Valentín Martínez” em Montevidéu. Olhar a cara dos moleques foi demais...Valeu mesmo. Ganharam brilho em um piscar de olhos.
SURI RUGBY CLUB de JUJUY (ARGENTINA) - DESTAQUES

O treinador Carenzo ressaltou logo que se procurou a avaliação dos pais dos meninos e em um zás o projeto do roteiro rumo a Montevidéu virou realidade. Veio o primeiro rascunho, o primeiro orçamento, déramos uma de re quanto ao orçamento que ficava longe do alcance das nossas previsões financeiras.  Parecia impossível de atingir. A primeira grande alegria foi a confirmação que os nossos meninos iam ser convidados pelos anfitriões em Montevidéu e o projeto da viagem tornou-se bem mais real.

Foi a hora das rifas, a procura de prêmios que coroassem o esforço daqueles que ajudassem concretizar o objetivo da viagem. Pais, filhos, jovens e veteranos todos perseguindo o mesmo alvo quase como os All Blacks perseguiram o seu sonho de virar campeões do mundo em casa.

O entusiasmo virou epidemia lá e sem sequer percebê-lo a gente conseguiu arrecadar a grana para a viagem tendo ultrapassado as previsões mínimas que farão que os jogadores voltem em casa com lembranças.do torneio.

Tudo acabou dando certinho. A gente conseguiu as passagens de avião até Buenos Aires (capital argentina), cidade bem próxima de Montevidéu no Uruguai, tendo organizado um roteiro pela cidade de Buenos Aires visitando o CASI (Club Atlético San Isidro), o Museu do Rugby, a UAR (União Argentina de Rugby) e até a uma reportagem com um ícone do histórico do ráguebi argentino, o ex-jogador Hugo Porta.

Para todos nós o torneio “Valentín Martínez” é bem mais que uma competição esportiva, É a grande oportunidade que muitos meninos consigam topar-se com um outra realidade, conhecer outras cidades, viajar de avião, dar o primeiro pulo fora da divisa, andar de Metrô ou de trem, compartilhar um almoço junto ao “Puma” Hugo Porta ou olhar pela primeira vez na vida as ondas do Rio da Prata batendo na beira das praias montevideanas, remarcou logo o treinador Marcelo Carenzo.

Quem sabe eles consigam voltar inúmeras oportunidades na vida mas essa primeira experiência envolvida com o ráguebi será inesquecível.
Assim que o encerramento da reportagem chegou o Marcelo Carenzo, refletiu quanto ao esforço que os organizadores do evento fazem no dia-a-dia para que o evento acabe sendo bem sucedido.

Iremos à luta no gramado, podem ter certeza, também vamos á procura de troféus, é verdade, mas podem ter certeza absoluta que o nosso objetivo fundamental é arvorar o caneco de champanha comemorando pelo espírito do ráguebi. Obrigado irmãos uruguaios....desse jeito encerrou os comentários o treinador argentino Carenzo.

As últimas manchetes veiculiazadas pelo Chefe de Imprensa do torneio, Sr. Ignacio Chans refletem que haverá um Mini Sul-Americano Feminino de Ráguebi como parte da grade do Torneio “Valentín Martínez”.

As principais seleções do ráguebi feminino da América do Sul além de times brasileiros, uma potência da categoria, farão parte de um Mini Sul-Americano de 4 à 6 de Novembro no Carrasco Polo Club de Montevidéu.
SELEÇÃO BRASILEIRA CANDIDATA no "VALENTÍN MARTÍNEZ"

A seleção argentina está concentrada em Buenos Aires no aguardo da hora da viagem rumo a Montevidéu tentando xerocar o título de Campeã da edição 2010 só que nesta oportunidade em 2011 vai encontrar as grandes rivais brasileiras que ano retrasado não participaram do evento por ter agendado um outro torneio internacional.com antecedência ao “Valentín Martínez”.

Desta vez coloca-se na frente das Campeãs 2010 as anfitriãs uruguaias que na versão anterior não participaram como seleção. Fora isso, as chilenas e venezuelanas serão mais uma barreira alta de pular para as argentinas.

Também confirmaram a participação no evento o time “Valentinas”, time convidado que tem arvorado o caneco de campeãs em duas oportunidades e tem escalado jogadoras brasileiras, venezuelanas, chilenas, costarriquenses e dos EUA.

As delegações femininas confirmadas detalham-se a seguir:

ARGENTINA

Gabriela Ptak, Luciana Travesi, Eugenia Botelli, Vanesa Salas, Gisela Acuña, Patricia Fusco, Viviana Garat, Xoana Sosa, Leticia Alcaraz, Isabel Fontanarrosa, Carolina Chaco, Silvana Castro, Vanesa Gamelo, Ximena Acuña, Micaela Mano, Rocío Álvarez, Rita Cazorla, Yamila Otero, Silvana Acosta, Julieta Salerno, Treinador: Miguel Seró. Kinesiólogo: Víctor Vésconi.

VENEZUELA

1 ) Ingrid Grifin; 2 ) Emilia Soto; 3 ) Adriana González; 4 ) Trilivet Suárez, 5 ) Daniela Díaz, 6 ) Claudia Contreras; 7 ) Estefania Salami; 8 ) Odalia García; 9 ) Andrea Ferrer; 10 ) Ingrid Botero. Treinador: Iván Melgarejo. Manager: Gonzalo Alarcón.

BRASIL

1 ) Angélica Gevaerd (SPAC – São Paulo); 2 ) Ayna Christovam (SPAC – São Paulo); 3 ) Barbara Santiiago (Niterói RFC – Rio de Janeiro); 4 ) Bruna Lotufo (BANDEIRANTES RC – São Paulo); 5 ) Carla Neme Barbosa (CHARRUA RC – Porto Alegre); 6 ) Juliana Esteves Santos (BANDEIRANTES RC – São Paulo); 7 ) Karina Godoi (SÃO JOSÉ RC – São Paulo); 8 ) Maira Bravo Behrendt (SPAC – São Paulo); 9 ) Paula Ishibashi (SPAC  - São Paulo); 10 ) Thamara Rangel Gomes (VITÓRIA RC – Vitória); 11 ) Vanessa Gardelim (SÃO JOSÉ RC – São Paulo); 12 ) Viviane Trindade (NITERÓIO RFC – Rio de Janeiro); Treinador: José Eduardo Moraes. Médico: Leonardo Kenji Hirao. Psicóloga: Mariana de Freitas Corrêa. Manager: João Miguel Nogueira.
NAÚTICO CAMPEÃS 2010 CANDIDATAS em HÓQUEI

VALENTINAS

Beatriz Futuro (Brasil); Cristiana Futuro (Brasil); Marisell Mendez (Venezuela); Brie Cokos (EUA); Martha Yager (EUA); Emily Barker (Brasil); Mariana Wyse (Brasil); Hannak Yuri (Brasil); Tatiana Santana (Brasil); Solange Grassi (Chile); Laura Orozco (Costa Rica). Treinador: Flávio Santos (Brasil). Manager: Natasha Olsen (Brasil).


Bernd Gabbei Após o Mundial Nova Zelândia 2011 faz pouso no Valentín Martínez.

O árbitro manager da IRB, Bernd Gabbei, um dos grandes destaques da arbitragem mundial, vai visitar Montevidéu nos próximos dias no decorrer do Torneio Valentín Martínez sendo testemunha ao vivo do grande evento Sul-Americano das categorias de base.
Ele vai avaliar a gestão de mais de 50 árbitros da América toda que tem como ponto de encontro anual o Valentín Martínez.
Confraternização dos árbitros faz parte do torneio que vai começar nesse ponto de encontro dos apitos num barraco instalado no Poli-Esportivo do Carrasco Polo Club, encerrando logo na janta que oferece o clube o sábado 5 de Novembro à noite tendo como objetivo dá-lhe a bem-vinda aos mais novos.
A partir de agora pode conferir alguns sites de interesse envolvidos com a matéria.

CARRASCO POLO CLUB – www.carrascopolo.com.uy

TORNEIO VALENTÍN MARTÍNEZ – www.valentinmartinez.com

JORNAL PRAVDA – http://port.pravda..ru


MONTE GRANDE RUGBY CLUB – http://www.montegranderc.org.ar

CLUB CHAMPAGNAT DE RUGBY – www.champagnat.com.uy

PASTEUR ATHLETIQUE CLUB – www.pacrugby.com.br

CHARRUA RUGBY CLUBE POA – www.charruarugby.com

SÃO JOSÉ RUGBY – www.saojoserugby.com.br

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE RUGBY – www.fgrugby.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY – www.brasilrugby.com.br

FEDERAÇÃO PAULISTA DE RUGBY – www.fprugby.com.br

INTERNACIONAL RUGBY BOARD – www.irb.com

UNIÓN DE RUGBY DEL URUGUAY – www.uru.org.uy

UNIÓN ARGENTINA DE RUGBY – www.uar.com.ar

MONTEVIDEO CRICKET CLUB – www.mvcc.com.uy

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL