segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FUNDAÇÃO “RUGBY SEM FRONTEIRAS” FAZ HOMENAGEM AO MANDELA COM JOGO NA PRISÃO DE ROBBEN ISLAND

Uma quadra de ráguebi foi montada na prisão de Robben Island, no lugar que o Nelson Mandela esteve 20 anos engaiolado. Não tem time de ráguebi, sequer seleção, nem a própria Associação Internacional de Rugby (IRB) que tivessem feito homenagem nenhuma ao Nelson Mandela, pelo trabalho feito no decorrer da vida, que vai além das divisas que acabou sendo um ícone neste mundo. A homenagem se concretizou na própria prisão da ilha de Robben Island, onde a Fundação montou uma quadra de ráguebi no próprio pavilhão D.

Os membros da Fundação provêm de vários países, como o caso da Argentina, desde Salta no Norte até Tierra del Fuego no Sul só que nesta oportunidade participou o homem da Província de Mendoza, Marcelo Deambrosi.

Fora ele, tomaram parte do evento o ex- treinador dos famosos PUMAS argentinos, Marcelo Loffreda, o escritor do livro “O FATOR HUMANO”, o jornalista inglês John Carlin (quem fez o livro do qual surgiu o filme “Invictus”) e um dos sobreviventes do acidente aéreo do avião da Força Aérea Uruguaia na Cordilheira dos Andes chilenos em Outubro de 1972, Gustavo Zerbino Stajano.

É bom salientar que a seleção argentina de ráguebi foi batizada de PUMAS logo após de um roteiro feito em 1965 pela região da África do Sul. Um daqueles grandes destaques dessa equipe que virou lenda mundial a partir dessa marcação foi o raguebista Jorge Dartiguelongue. Ele também participou deste jogo histórico e inédito em Robben Island no início de Novembro de 2011.
O Pravda está refletindo a notícia daqui a pouco mas.....o evento tem movimentado o ambiente. Como amostra apenas o link de um dos principais jornais.  É só clicar e conferir a capa de ontem.

O PRAVDA agradece as informações e foto fornecidas pelo ex-jogador de ráguebi e amigo desde África do Sul, o uruguaio Gustavo Zerbino Stajano que foi parte desse jogo histórico.
Foto: À esquerda, Gustavo Zerbino.

Acesse alguns sites envolvidos com a matéria.









RUGBY SEM FRONTEIRAS www.rugbysinfronteras.org

INTERNATIONAL RUGBY BOARD – www.irb.com

UNIÃO ARGENTINA DE RUGBY – www.uar.com.ar

UNIÃO DE RUGBY DO URUGUAI – www.uru.org.uy

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATE-SE CONOSCO VIA E-MAIL